Plano Plurianual - Índice

Plano Plurianual Programa Viva Maranhão Plano de Desenvolvimento Estrutural
Página Anterior

Apresentação

Próxima Página

O PPA 2012-2015 que apresento à Assembleia Legislativa e à sociedade maranhense responde ao desafio de combater a pobreza e promover a competitividade e modernização tecnológica a fim de dotar nosso Estado de uma sociedade mais justa, progressista, solidária e igual.

A análise da conjuntura econômica maranhense no intervalo de 2004 a 2010 demonstra que o Estado atravessou dois períodos bastante distintos. No primeiro (2004-2007), os principais indicadores macroeconômicos apontavam para um horizonte próspero. Já no segundo momento (2008-2010), a economia foi abalada pela crise financeira americana, vindo a se recuperar somente a partir de 2010.

Essa recuperação não pode deixar de levar em conta todo o esforço da Administração Pública Estadual que empreendeu uma rígida gestão orçamentária a fim de manter rigorosamente em dia todos os compromissos financeiros assumidos pelo Governo do Estado do Maranhão junto a seus credores.

Com a confiança conquistada a partir da disciplina fiscal, nosso Estado passa a chamar atenção pelo volume de investimentos programados para os próximos anos. Em valores globais, estima-se que a injeção de recursos na economia maranhense atinja um montante de R$ 100 bilhões em cinco anos.